quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Hackepeter


Hackepetter é um petisco alemão muito bom. Dizem que é derivado do Hamburguer, mas a história completa não consegui identificar. Na Alemanha é feito com carne de porco, mas, no Brasil, usa-se carne bovina.
Aqui vai a receita para umas 6 pessoas (fiz no carnaval para um monte de gente, então a quantidade de pessoas vai variar). Esta receita é em homenagem à D. Eliane e Seu Valdemar, Mannfred, Sueli, Mari, Aroldo, Léo, Camila, Rodolfo e Mariana. O Carnaval foi muito bom. Curtam este final de feriado.

Ingredientes:
500 gr de carne moída (patinho ou coxão mole). Pode ser moída uma ou duas vezes mas, nunca com os nervos.
1 maço de cebolinha e salsinha picadas
2 cebolas pequenas cortada em cubos miúdos
2 colheres de sopa de alcaparras picadas
2 gemas de ovo
1 dose de conhaque (como eu não estava com conhaque à mão, usei Vodka e ficou muito bom)
Sal, pimenta do reino, páprica doce ou picante (uso a picante), mostarda amarela e mostarda escura a gosto. Um detalhe sobre as mostardas. Acho a mostarda escura meio adocicada então uso uma parte de mostarda escura para duas partes de mostarda amarela.
Azeite extra virgem.

Modo de fazer
Misture a carne com todos os ingredientes, menos o ovo e o azeite. Depois de tudo misturado, misture o ovo também (para dar liga, não se preocupem, não fica com gosto nem com cheiro de ovo).
Coloque mais sal se necessário. Acrescente bastante azeite (mas sem deixar a carne banhada no azeite).
Sirva com pão.
Sobre o pão, o que é comum na região do Vale do Itajaí (Blumenau, Pomerode etc) é comer com pão preto. Entretanto, fica uma delícia com pão caseiro e torradas também. Entretanto, aqui vai mais uma adaptação. Como na praia acabei fazendo o prato meio sem aviso prévio, eu não tinha estes pães, então usei tortilla (aquela massinha para fazer comida mexicana), pão sírio e pão francês mesmo. Com a tortilla e o pão sírio ficou fantástico. Com o pão francês ficou menos bom, use em último caso.
Disponha em um prato ou travessa fina.

Bem, petisco simples e absurdamente fácil de fazer. Só uma observação. Se os seus convidados forem meio frescos para comida, não deixe eles verem você fazendo o prato, pois jogar a gema do ovo na carne dá uma aparência não muito boa na hora de fazer. Conte que vai ovo cru só quando todos tiverem elogiado seu prato.

Última lembrança, o Hackepeter é um petisco, nunca o prato principal.