sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Anchova assada com banana


Depois de um bom tempo sem postar novas receitas (absoluta falta de tempo de cozinhar), segue uma que fiz no domingo, uma anchova com pedaços de banana. Esta foi criação minha, baseada em algumas coisas que já comi.
Particularmente, ficou uma delícia.

Ingredientes para 4 pessoas
1 anchova média espalmada (1,5 kg mais ou menos)
1 cebola grande picada
6 dentes de alho picados
1 banana verde (começando a madurar) descascada picada
suco de 2 limões
Sal, pimenta, azeite, alfavaca e açafrão a gosto

Modo de fazer:
Tempere a anchova com sal, pimenta e açafrão. Jogue o suco dos limões por cima. Então cubra com a mistura de cebola e tomate e, finalmente, cubra com folhas de alfavaca. Cubra com papel alumínio ou filme plástico e leve à geladeira por uma noite, de preferência, já no refratário que vai usar para assar.
No dia seguinte, tire as folhas de alfavaca, regue com azeite (o azeite vai se misturar com o suco de limão e vai ficar um pouco sobrando no refratário. Não tem problema, aliás, jogar este caldo no peixe depois de pronto fica muito bom)
Logo após, cubra com pedacinhos de banana e leve ao forno médio (200 a 220 graus) envolto no papel alumínio por cerca de 40 minutos. Retire o papel alumínio e deixe no forno, na mesma temperaturo por mais meia hora, ou até o peixe ficar bem firme.