segunda-feira, 16 de maio de 2011

Churrasco de Bife Ancho


O bife ancho é outra corte argentino, semelhante ao chorizo (na verdade é a outra ponta da peça). No Brasil, o que temos de mais semelhante é o entrecot, um corte bem mais em conta do que a tradicional picanha.
O modo de fazer é semelhante ao chorizo.

Modo de fazer
Corte o entrecot em fatias grossas (2 a 3 dedos de espessura) e tempere com sal grosso. Eu uso um sal grosso temperado com alecrim, que é simplesmente o sal grosso normal com folhas de alecrim. Cada filé é suficiente para uma pessoa.
Deixe assando a uns 30 cm do braseiro e não deixe, em hipótese alguma o carvão fazer chama de fogo, pois isto vai ressecar a carne.
Asse por cerca de 20 minutos de cada lado. Neste período a carne não ficará tão mal passada quanto gostam os nossos vizinhos portenhos, mas ficará rosada dentro. Quem gosta de carne muito bem passada, recomendo cortar o filé mais fino, pois, nesta espessura, para ficar muito bem passado, precisa-se torrar a parte externa da carne.

É simples assim. E, para servir, acompanhamentos normais de churrasco, uma salada de tomate, maionese, arroz, o que preferir, além da boa e tradicional cerveja gelada (neste caso uma legítima Eisenbahn de Blumenau).