segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Salmão com legumes


Neste fim de semana resolvi fazer um salmão que a semanas estava repousando no meu congelador. Queria fazer algo diferente e fui juntando vários cacos de receita, principalmente do Jamie Oliver, quando ele fez um peixe meio que parecido, mas que não era salmão e eu também não tinha papel para anotar.
O resultado final acabou saindo melhor do que o esperado, portanto, aqui vai a receita.

Ingredientes para 02 pessoas
02 postas de salmão, de mais ou menos 03 dedos de largura (uma posta por pessoa)
02 fatias de bacon
01 batata grande
01 cenoura média
1/2 pimentão vermelho em fatias
04 vagens
1/2 limão.

Modo de fazer:
Corte a batata em pedaços mais ou menos grande (pense no tamanho que usaria para um frango em molho com batatas e corte ao meio) e corte as cenouras em pequenos palitos. Cozinhe em água fervendo sem tempero algum até ficar cozida, mas não a ponto de quase virar um purê.
Tempere o salmão com limão, sal e pimenta branca.
Em uma panela, frite o bacon (com um pouco de azeite se o bacon tiver pouca gordura). Depois de uns 3 minutos, jogue a batata, o pimentão e a cenoura. Mexa de vez em quando para não grudar. Quando perceber que a batata está começando a formar uma pequena casca, jogue a vagem para fritar também.
Em uma outra panela, frite o salmão no azeite, com a casca para baixo. Quando a base do salmão começar a querer ficar com uma cor de queimado, vire o salmão de cabeça para baixo e deixe formar uma casquinha. Depois, vire para cada um dos lados para fazer a casquinha também. Quando tudo estiver com uma boa cara de frito, despeje o conteúdo da outra panela na sua frigideira grande e deixe em fogo baixo por uns 5 minutos, para os sabores se fundirem.

Eu servi apenas com arroz branco, mas pode acompanhar uma pequena salada de folhas também.