domingo, 14 de fevereiro de 2016

Carneiro assado com cenoura e lascas de cebola


Essa é uma receita deliciosa que peguei de um livro de receitas irlandesas, mas adaptando para ingredientes brasileiros. É bem fácil fazer, embora seja um pouco demorada.

Ingredientes (para 04 pessoas)
1 peça de 1kg de carneiro Eu usei pernil sem osso, mas pode usar o de sua preferência.
20 dentes de alho
1/4 de xícara de mostarda amarela
2 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de folhas de alecrim fresco (se não tiver fresco, pode ser o seco)
1 colher de sopa de tomilho fresco (se não tiver fresco, pode ser o seco)
1 cenoura cortada em palitos
2 cenouras em lascas (corte a cebola ao meio e vá tirando as lascas)
Azeite, sal e pimenta do reino.

Modo de fazer
Coloque o alho, a mostarda, a água, o alecrim, o tomilho, mais ou menos 2 colheres de chá de sal e pimenta num processador e processe até ficar uma pasta. Passe essa pasta na carne. Coloque num recipiente com tampa e deixe na geladeira por, no mínimo, 08 horas (eu deixei a noite toda, para não ter que acordar muito cedo no dia de fazer).
Pre aqueça o forno. Em um recipiente, coloque a cebola e a cenoura. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto (um pouco menos que o normal, pois vai pegar um pouco de tempero da carne) e regue com duas colheres de azeite. Misture tudo. Coloque a carne por cima e misture novamente. Finalmente, deixe os legumes na base e a carne em cima. Feche com papel alumínio.
Leve ao forno alto (260 graus) por 15 minutos. Depois diminua a temperatura para 160 a 180 graus (forno baixo) e deixe por mais 1 hora e meia (se quiser uma carne mais mal passada, deixe 10 minutos a menos).
Tire o papel alumínio e deixe a carne descansando por cerca de 5 a 10 minutos. Neste tempo pode deixar os legumes no forno se quiser. Fatie a carne em lascas (como eu fiz) ou em filés.
Na hora de servir, regue os legumes com mais 1 colher de sopa de azeite, fatie a carne e coloque numa bela travessa.

Fica delicioso e super bonito.